terça-feira, 6 de junho de 2017

Recomeça batalha judicial que pode bloquear novamente o WhatsApp

Após diversos bloqueios devido a divergências com a justiça brasileira devido à sua criptografia, o WhatsApp pode estar prestes a sofrer um novo bloqueio. A batalha recomeçou hoje (5) com a continuidade de uma audiência pública promovida pelo Superior Tribunal Federal (STF) que trata do assunto e que teve sua primeira parte no último dia 2.

Mais uma vez, após as inúmeras vezes em que o aplicativo WhatsApp foi tirado do ar no Brasil, o programa de comunicação pode novamente ser suspenso de acordo com a vontade de advogados, juízes e membros das forças policiais. Segundo eles, as leis do país devem ser aplicadas livremente sobre o funcionamento de diversos tipos de serviço que funcionam na internet, com o risco de serem tirados do ar caso necessário.



Do outro lado, especialistas em internet e grupos que defendem a liberdade de expressão e a privacidade dos usuários do serviço são contra o bloqueio do aplicativo, alegando que novas diretrizes devem ser criadas especificamente para reger esses novos meios de comunicação.

Defendendo os eventuais bloqueios que a plataforma pode receber caso não forneça dados e informações pessoas, incluindo conversar particulares de seus usuários, os magistrados deram suas opiniões na audiência e mostraram ser contra o que consideram um desrespeito por parte de empresas estrangeiras às leis em vigor no país, acusando-as até de estarem escondendo algo por trás da criptografia das informações.

Veja mais informações no site do Tecmundo

E para se aprofundar no mundo da tecnologia, inscreva-se aqui!



(Fonte: Catraca Livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário