quinta-feira, 1 de junho de 2017

5 dicas para lidar com distrações no trabalho

Métodos, pausas, obrigações e outras ações que podem melhorar a forma como você vai alcançar seus objetivos diários


É fato que está cada vez mais difícil focar em algo, ter atenção no trabalho e nos estudos, até aqui você já pode inclusive ter se distraído. Essa não só uma constatação dessas que conversamos entre amigos, os dados comprovam  que os smartphones são alguns dos principais vilões das dispersões, por exemplo.

A Universidade de Virgínia constatou que a hiperatividade aumenta com uso dos aparelhos móveis. "Encontramos a primeira evidência experimental de que as interrupções de smartphones podem causar maior desatenção e hiperatividade — sintomas de transtorno de hiperatividade e déficit de atenção —, mesmo em pessoas comuns", diz a pesquisa.

Para tentar colocar suas atividades em ordem acompanhe algumas mudanças para  incluir no seu dia a dia.

1. Tente não executar várias atividades ao mesmo tempo
As redes sociais e os e-mails sempre estarão ali, eles não vão fugir. Evite ler tudo naquele momento ou ter muitas janelas abertas no computador. Pular de tarefa em tarefa pode viciar, segundo alguns especialistas. Tente focar em uma ação para evitar que o seu raciocínio fique mais lento.

2. O café pode ser um inimigo
O item bate cartão em quase todas as empresas brasileiras, tudo bem beber aquela xícara de café diário, o grande problema é o excesso. Entenda: não é só a bebida que te dá energia. O consumo exagerado pode causar nervosismo, irritabilidade e até resultar na má qualidade do seu sono. Barrinhas de proteínas, frutas ou chá são ótimas alternativas.

3. Crie um cronograma
Organize quais são as suas obrigações no dia. Caso seja complicado conciliar as urgências separe por período. As porções vão fazer com que você cumpra seus objetivo, isso também aumenta sua satisfação diária.

4. Um tempinho para você
Dê uma volta no jardim, saia para ir até cozinha tomar uma água, converse rapidamente com alguém, ou leia algo que não tenha ligação com o trabalho. Essas pequenas “pausas” farão com que o seu cérebro limpe a mente e pode até aumentar sua produtividade. Tirar de 15 minutos para dar um tempo é essencial.



5. Métodos
Você também pode tentar encontrar o seu próprio método de concentração. Um dos mais famosos é o Pomodoro. Outro que tenta organizar algumas formas para aumentar o desempenho é chamado de “Albert Einstein”


(Fonte: Catraca Livre)

Um comentário:

  1. Me identifiquei com a 1 e a 2, principalmente no consumo execessivo de café, que muito consumido no meu trabalho. Otima observação, vou diminuir!

    ResponderExcluir