segunda-feira, 12 de junho de 2017

10 segredos sobre mercado de trabalho que você deve aprender

O mercado de trabalho sempre foi seletivo e atualmente com a situação econômica e política em que vivemos no momento, proporciona uma competição maior para preencher os cargos e os critérios para seleção de candidatos às vagas disponíveis, ficaram ainda mais exigentes. As pessoas estão estudando e se especializando cada vez mais e a concorrência está ainda mais acirrada.

É essencial saber e conhecer, o que o mercado exige. Aqui estão os 10 segredos sobre o mercado de trabalho que você deve aprender para se destacar entre os demais e conquistar o cargo desejado ou continuar construindo uma carreira profissional brilhante.


1 – O primeiro segredo e se não o mais importante, é a elaboração correta do seu currículo. Esta tarefa não é apenas reunir suas informações em um papel ou arquivo em world. É importante você citar seu histórico pessoal, acadêmico e profissional de forma clara e objetiva. Lembre-se de não forjar informações, isto poderá lhe prejudicar.  É neste processo de seleção de currículos, que muitos candidatos se destacam no mercado de trabalho, então capriche!

2 – Fique à vontade na entrevista. No processo de entrevista é analisada sua postura, fala, comportamento, opinião e etc. O segredo da entrevista é você contar de forma breve sua trajetória profissional e de forma convincente, ou seja, sua experiência no mercado de trabalho basta para preencher a vaga que está em aberto.

3 – Lembre-se de narrar os principais acertos e desafios, conquistas, anseios. Isto pode ser um ponto a mais para sua entrevista.

4 – Trabalhe bem o seu marketing pessoal, para que o seu talento e competências sejam reconhecidos, seja em entrevista ou mesmo já empregado.

5 – Saiba que você não assumirá cargos elevados e de destaque logo no início da carreira. A carreira profissional é como escada, cada momento tem seu degrau e deve ser subido um a um. A sua competência e bons resultados do seu trabalho podem levá-lo a uma subida mais rápida, mas não o de pular etapas.

6 – Não pare de estudar e de se qualificar. O importante é acumular conhecimento e estar sempre disposto a conhecer o novo, mesmo sendo empregado. Lembre-se que a concorrência pode estar mais qualificada que você, então não se acomode.

7 – Cuidado com as férias de 30 dias! Para alguns 30 dias são poucos, para outros são suficientes. Dependendo da empresa e da situação pela qual ela passa, você pode ter uma surpresa desagradável ao voltar ao seu local de trabalho. Outra pessoa pode estar a ocupar o seu posto de trabalho durante as suas férias. Isso acontece por conta da demanda de trabalho e como você estava ausente, foi preciso colocar alguém para executar o seu trabalho e em alguns casos pode ser que a nova pessoa execute melhor ou de forma diferente e que foi aceita e adotada pela empresa.

8 – Errar não é uma coisa tão ruim! Errar acaba sendo algo de bom, uma tentativa de acertar, porque só assim o profissional tem a oportunidade de aprender com uma situação difícil. Como diz o ditado “Só não erra quem não faz”.

9 – Tenha um espírito de equipe. A capacidade de fazer além de suas funções, ajudar os outros a fazerem melhor suas funções fazem com que você se destaque dos demais. Não ficar preso exclusivamente na sua atribuição e saber um pouco sobre todas as tarefas pode te levar além.

10 – Inovação e resultados são impulsos para sua carreira! Empresas valorizam pessoas que dão ideias e sugestões. Pessoas que sejam propositivas. Além disso, é importante entregar resultados dentro dos prazos, se possível antes.


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