terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Mantenha a cor vibrante dos cabelos tingidos com sete cuidados

Temperatura da água e falta de hidratação podem desbotar a tintura mais rápido

A satisfação de sair do salão como tom de tintura exatamente do jeito que você queria dura pouco se os fios não forem bem cuidados. O cabelo tingido desbota com facilidade por causa da ação do sol, da água, de produtos químicos e uma série de fatores externos. Para driblar esses problemas e prolongar o efeito pós-tintura, pedimos a cabeleireiros que elegessem os sete principais cuidados que você pode ter em casa, além do retoque periódico da cor no salão. Aproveite!


Hidratação profunda

A coloração retira os nutrientes e a umidade dos fios, fazendo com que eles fiquem ressecados e com a cor desbotada. "Após a coloração, faça hidratação com frequência", recomenda a hairstylist Viviane Costa, do Studio de Beleza Sonia Nesi. Dependendo de como estiver o seu cabelo, é recomendável até fazer uma hidratação antes da tintura para amenizar o ressecamento. 

A frequência de hidratação vai depender de como é o seu cabelo: muito seco, oleoso etc. Na maioria das vezes, é recomendado fazer uma hidratação caseira por semana ou a cada 15 dias e pelo menos uma hidratação mais profunda no salão por mês.


Shampoo e condicionador

Cuidado com a dosagem de sulfato no produto. "Ele tem ação adstringente e pode ressecar demais o cabelo", explica a hairstylist Viviane. Para acertar na escolha, prefira os shampoos e condicionadores próprios para cabelos tingidos, que já apresentam uma combinação ideal de componentes que realçam a cor, como antioxidantes. Há, inclusive, produtos específicos para a cor que você escolheu: loiro, vermelho etc.


Use água fria

"A água quente tende a ressecar o fio e estimular a oleosidade do couro cabeludo", explica Viviane Costa. A água fria é o inverso: agride menos o cabelo e conserva mais o brilho dos fios com tintura. Se o dia estiver muito frio, aposte em um chuveiro com água morna e passe uma ducha de água fria ao terminar o banho.


Piscina

Ela é vilã dos cabelos de qualquer cor: os fios loiros ficam esverdeados e os castanhos, avermelhados. Invista em hidratação com silicone para deixar o cabelo mais preparado a enfrentar a ação do cloro e outros componentes químicos presentes na água. Se você pratica natação, use uma touca de silicone por cima da touca de pano. Dessa forma, o seu cabelo terá menos contato com a água.


Filtro solar

O cabelo sofre com a exposição solar tanto quanto a pele. "Os raios UV afetam a estrutura interna do cabelo, comprometendo a saúde dos fios e fazendo com que os pigmentos de cor oxidem mais rápido, ou seja, a cor fica desbotada", explica o hairstylist Marcellus Sliachticas, do Oásis Centro Integrado de Beleza. Por isso, use leave-in com FPS e chapéu.


Lavar os cabelos todo dia

A frequência com que você deve lavar as madeixas vai depender do tipo de cabelo que você possui. Se a raiz ficar oleosa demais, por exemplo, talvez seja interessante lavar todos os dias. Se você tem cabelo ressecado, até pode lavá-lo todo dia, mas precisará ter um cuidado redobrado em usar produtos adequados para manter a cor. "A qualidade do cabelo e o nível de porosidade influencia o desbotamento", afirma o hairstylist Marcellus. A atenção de lavar na frequência ideal e com produtos certos ajuda a melhorar essas características.


Combinar químicas

Você é daquelas que vai ao salão e aproveita para sair com tudo: tintura, escova progressiva e o que mais tiver de tratamento? Vá com calma, pois quanto maior a quantidade de processos químicos realizados, maior deverá ser o cuidado com os fios. "Alisamento e relaxamento não são indicados junto com coloração, pois eles agem na estrutura interna, externa e na resistência do fio", diz Marcellus Sliachticas. Essa ação abre as cutículas do cabelo e propicia um desbotamento maior. 

Segundo o hairstylist, o cabelo saudável tem as cutículas fechadas para manter o pigmento da cor por mais tempo. Agora, se você faz questão de ter os fios lisos e tingidos ao mesmo tempo, Marcellus até dá uma alternativa: "Caberá ao profissional que você procurou avaliar as condições do seu cabelo e testar as duas químicas em uma só mecha primeiro". Dessa forma, é possível observar qual será a reação do seu cabelo sem comprometê-lo logo de início.


Aqui neste link você pode encontrar os produtos ideais para todos os tipos de cabelo. Verifique qual o tipo do seu e saiba como cuidar ainda melhor deles.


(Fonte: Minha Vida)