sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Ainda dá tempo de conseguir um trabalho em 2016!

Tem muita gente por aí que já desistiu da busca por um emprego este ano. Deixaram este objetivo para a lista de promessas para 2017. Se você, como a gente, acha que este ano ainda não acabou e ainda dá tempo de fazer muita coisa bacana – inclusive conseguir o trabalho dos seus sonhos, então vem com a gente!

Lembre-se o que aconteceu na fábula do coelho e da tartaruga – pra quem não conhece, o vídeo está aí embaixo! O coelho estava tão confiante que venceria a corrida, que resolveu descansar antes do final. A tartaruga, persistente, continuou procurando emprego mesmo em dezembro enquanto o coelho se divertia. Você já sabe quem terminou o ano com um trabalho, né? 😉



Dezembro não tem mais nada, tá todo mundo de férias!
Algumas empresas podem até parar para férias coletivas, mas a maioria do pessoal trabalha – e muito – em dezembro. Não se engane, as oportunidades continuam aparecendo, os recrutadores continuam procurando gente… por que justo você que quer um trabalho novo vai ficar de bobeira?

Grandes empresas também aproveitam o período de “férias escolares” para começar seus programas de estágio e trainee. Quem ainda está na faculdade pode aproveitar o mês para se dedicar a eles. Ainda dá tempo de se inscrever nos programas de estágio da Heineken e da Leroy Merlin, por exemplo, e de trainee da TOTVS.

Um mês com menos concorrência
Como dissemos, dezembro continua tendo oportunidades nas empresas – mesmo que muita gente decidiu que só vai procurar emprego quando o ano virar. Isso significa que você, que vai correr atrás do trabalho dos seus sonhos agora, vai estar na dianteira! Aproveite que tem menos gente concorrendo pelas vagas e invista ainda mais tempo na sua busca.

É um período de muita gente deixar as empresas
Dezembro é um mês de “bonificações”, como o décimo terceiro. E é um momento de repensar a carreira. A soma destes dois fatores leva muita gente a largar seus empregos para tentar novos desafios: trocar de empresa, montar o próprio negócio, virar freelancer, etc. E nessas horas o RH fica desesperado atrás de gente para todos esses cargos vazios! Fique esperto, pois uma dessas oportunidades pode ser sua (e não do fanfarrão que foi para praia ao invés de procurar trabalho)!

Você não pode deixar a peteca cair
Não tem nada pior para a sua busca de emprego do que parar por umas semanas. Isso vai te deixar preguiçoso, te fazer perder o ritmo e, quando voltar, você vai sentir aquela letargia pós férias que poderá comer todo o seu janeiro! E daí, já viu: fevereiro tem carnaval, março e abril são períodos ruins para procurar emprego e quando você perceber já é julho e nada de um salário caindo na sua conta.

Mantenha a sua busca de emprego a todo o vapor. Mesmo que você não consiga nada em dezembro, continue procurando, se candidatando, trocando mensagens com amigos, atualizando o seu currículo, melhorando a sua história profissional, essas coisas. Isso vai garantir que você comece janeiro no pique e mais preparado que os seus concorrentes.

Não invente mais desculpas!
Sabe aquele velho ditado “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”? É disso que estamos falando. Dizer que dezembro é um mês ruim para procurar emprego é um mito e já provamos isso para você. Então pare de inventar desculpas para postergar a sua busca e comece agora mesmo a mudar a sua situação

Não se esqueça de tentar as vagas online. É um jeito mais rápido para se conseguir um emprego.


(Fonte: Inquietaria)