segunda-feira, 17 de outubro de 2016

SOS Verão: Saiba como proteger seus fios do cloro e do mar

Curtir um dia de sol na praia ou na piscina é um dos programas prediletos de grande parte das brasileiras, principalmente durante as estações mais quentes do ano. Entretanto, a reclamação de que os fios tendem a ficar mais ásperos e com uma aparência indesejada também é frequente. Para não correr esses riscos e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, a Coordenadora de Educação Kérastase, Marcela Avi dá algumas dicas para exibir cabelos radiantes e cheios de saúde no verão!

Os danos da água do Mar


Algumas mulheres evitam o banho de mar temendo o aspecto indesejado dos fios. "Essa aparência se dá porque a água do mar possui uma alta concentração de sal, deixando os cabelos embaraçados e ásperos. Alguns grãos de areia também podem prender-se aos fios, dando a sensação de um cabelo grosso e rígido. Como consequência, a fibra pode ficar mais fragilizada e a superfície capilar acaba sofrendo degradação", explicou a profissional.

Os danos da água clorada


"Se o cabelo estiver danificado ou ressecado e sem protetor solar, o cloro penetra na fibra e a fragiliza. As loiras que frequentam piscinas devem ter cuidado redobrado para que os fios não fiquem esverdeados, problema que pode acontecer em cabelos descoloridos e muito sensibilizados. A nuance verde se dá devido à fixação do cobre presente em produtos usados no tratamento da água da piscina. Para se prevenir do problema, é fundamental usar produtos que fortaleçam os fios e que contenham, em sua composição, tecnologias que promovam a proteção da fibra", pontuou.

Aprenda a proteger os cabelos durante o banho de mar ou de piscina
Para evitar que os cabelos fiquem ásperos e danificados, é importante usar os produtos adequados. "Na coleção Soleil, de Kérastase, temos duas opções de protetor solar para os cabelos. A primeira é o Aqua Seal, um creme fluido indicado para fios muito sensibilizados, protegendo cabelos coloridos, com mechas e químicas. Temos também o Micro-Voile Protecteur, que possui, em sua composição, Ceramidas e Vitamina E e é perfeito para cabelos levemente sensibilizados. Ambos devem ser aplicados antes e durante o contato com a água salgada ou clorada e à exposição ao sol, que também pode danificar os cabelos", comentou.

Entenda como funcionam os produtos de proteção
"Estes produtos específicos para a proteção capilar formam um filme ao redor da fibra, impedindo a ação dos agentes que a danificam. Uma das principais funções destes artigos é ajudar a fibra capilar a reencontrar a hidrofobicidade, ou seja, sua capacidade de repelir a água, mantendo, assim, sua integridade", elucidou Marcela.

Recorrer à água doce durante o dia
"É aconselhável lavar os cabelos durante o dia de praia ou piscina, pois a água ajuda a retirar o excesso de agentes degradantes da fibra e o possível acúmulo de areia junto à água salgada. E não se pode esquecer de reaplicar o produto de proteção após esse enxágue", auxiliou a educadora.

Cuide dos fios quando chegar em casa


Depois de um dia de lazer aproveitando o mar ou a piscina, é imprescindível enxaguar os cabelos utilizando água doce e produtos específicos, que removem o resíduo que possa ter ficado na superfície do produto protetor. "Indico lavar os fios com o Bain Après-Soleil, um shampoo revigorante e antidanos para cabelos coloridos, e tratar com a Masque UV Défense Active, que revigora profundamente os fios sensibilizados pela exposição ao sol, mar e piscina. Enxágue em seguida e, na sequência, invista no CC Crème, um leave-in multifunções para proteger, reparar e iluminar qualquer tipo de cabelo", encerrou Marcela.



(Fonte: Segredos de Salão / Texto adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário