quinta-feira, 22 de setembro de 2016

8 temas que podem estar na redação do Enem este ano

A redação sempre é uma preocupação dos estudantes que prestam o Enem. Afinal, tirar uma nota baixa nesse quesito pode resultar na perda da vaga para qualquer universidade do país, independentemente do desempenho no restante da prova.

Como tem caráter eliminatório, é preciso estar atendo a gramática, a ortografia e a construção de um raciocínio lógico e coerente ao longo do texto. Por isso é imprescindível que os alunos possuam conhecimento e opiniões formadas sobre o assunto abordado.

Então, confira abaixo alguns dos temas que poderão cair na prova deste ano:

1. Legado dos jogos olímpicos


Com o Brasil sediando pela primeira vez um evento do porte das Olimpíadas, é bastante provável que os jogos sejam abordados na redação deste ano. E como a prova do Enem acontece após o término dos jogos, o enfoque poderá ser justamente no legado deixado pelo evento.

2. Redução da maioridade penal


Assunto recorrente em debates políticos na sociedade em geral, o projeto de lei que tramita no congresso e prevê a redução da maioridade penal no Brasil também é um forte candidato a surgir como tema de redação no próximo Enem. Aqui, o importante é problematizar o assunto com maturidade, sem ferir de alguma forma os direitos humanos.

3. Mobilidade urbana


Com as metrópoles e grandes cidades do Brasil cada dia mais abarrotadas de carros, os engarrafamentos se tornaram comuns no dia a dia das pessoas. Nesse tema, além de abordar a influência na mobilidade urbana, você também pode levar em conta que o excesso de carros polui o ar, afetando diretamente a qualidade de vida da população.

4. Homofobia


Acredite você ou não, o Brasil ainda é um país que convive com a homofobia. Todos os anos, milhares de pessoas são agredidas, humilhadas e até mesmo mortas única e exclusivamente por sua orientação sexual. Como igualdade de tratamento e direitos são assuntos que vêm sendo cada dia mais debatidos, a homofobia pode sem surgir como tema para a redação.

Não adie seus estudos. Seu futuro começa agora!


(Fonte: Catraca Livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário