segunda-feira, 26 de setembro de 2016

5 coisas que você pode fazer em casa para melhorar sua vida no trabalho

Todos nós queremos encontrar a felicidade no trabalho e em casa, mas 24% dos trabalhadores norte-americanos dizem que achar o equilíbrio está ficando cada vez mais difícil, de acordo com um estudo realizado pela Ernst & Young (EY).

Isso acontece porque o trabalho está tomando o tempo que deveria ser gasto em atividades pessoais. Cerca da metade dos gestores trabalham mais de 40 horas por semana, como destaca o relatório EY, que constatou também que a maioria (55%) de nós termina o ano sem tirar proveito de tempo pago.

Mas especialistas dizem que equilíbrio trabalho-vida é um mito. Vida profissional e vida doméstica não estão separados, há apenas “vida”, e felicidade vem de descobrir uma maneira de combinar os dois sem problemas.

“Não é um eu-trabalho contra um eu-casa. Noventa por cento do sucesso da vida é sobre quem somos e o que trazemos para o dia no trabalho e em casa”, diz Maria Sirois, psicóloga clínica no Centro Kripalu de Yoga e Saúde em Stockbridge, Massachusetts.

Aqui estão cinco coisas que você pode fazer em casa que irão promover a felicidade no trabalho.

1. Pratique Felicidade

A pesquisa descobriu que pessoas felizes se saem melhor no trabalho, por isso, quando estiver em casa, escolha conscientemente as atividades que vai fazer, de forma que elas tragam satisfação, diz Sirois.

“Nosso lar muitas vezes inclui uma lista de tarefas e obrigações. Todas essas responsabilidades podem ser onerosas se você não está bem”, diz. “Quando não criamos uma vida preenchida todos os dias com algo que nos eleva, vamos transferir essa felicidade para o trabalho.”

Ele também pode ajudar a ter um check-in felicidade, acrescenta Tim Bono, que dá palestras sobre a psicologia da felicidade na Universidade de Washington em St. Louis. “Tire um tempo de vez em quando para lembrar-se sobre o que está indo bem”, diz ele, acrescentando: “É fácil se atolar com relatórios, apresentações e outros aborrecimentos no trabalho, mas também é importante lembrar das coisas que estão indo bem para você”.

A pesquisa mostrou que os adultos que tomam apenas alguns minutos a cada semana para refletir sobre o que eles são gratos (mesmo em meio aos estresses da vida) se sentem melhor sobre a vida em geral, relatam mais otimismo sobre sua próxima semana, e até mesmo ficam doente com menos frequência.

2. Programe momentos de micro-recuperação

Muitas vezes trabalhamos no limite e isso pode reduzir nossa produtividade. Uma forma disso não acontecer é fazer pequenas pausas de recuperação.

“São aqueles poucos minutos que você reserva periodicamente para nutrir-se, fazendo atividades que elevam a serenidade ou atividades que aumentam a energia, vitalidade a acalmam,” diz. “O sono também nos ajuda a regular nossas emoções e manter um clima positivo durante todo o dia.”

Sirois sugere agendar estes mini-breaks em seu dia até que se torne um hábito. Ir para um passeio ao ar livre, fazer alguns alongamentos, ler poesia, ou simplesmente uma xícara de chá. Escolher o que fazer vai depender do que te faz feliz.

3. Aproveite seus pontos fortes

Você vai melhorar a sua vida no trabalho quando você usar suas qualidades autênticas, diz Sirois. “Características fortes definem quem você é, como criativo, enérgico, otimista, extrovertido, compassivo, prudente e muito mais”, diz. “É importante compreender seus principais pontos fortes e aproveitá-los, porque eles vão construir o engajamento e a energia.”

Se você não tem certeza de seus pontos fortes, Sirois recomenda o preenchimento do questionário livre em viacharacter.org. “O material é muito pesquisado por cientistas no campo da psicologia positiva e apoiada por dados rigorosos”, diz ela, acrescentando que as pessoas que estão conscientes dos seus pontos fortes encontram uma maneira de aplicá-los no trabalho.

4. Crie limites tecnológicos


Uma pesquisa da CNBC Mobile Elite mostrou que 70% dos executivos sentem que a tecnologia móvel ajuda o trabalho a invadir o seu tempo de lazer.

Às vezes, a melhor maneira de evitar a tentação de trabalhar em casa é criar uma barreira física para ajudar a manter-se presente com a sua família ou amigos, diz Andrew Filev, CEO da Wrike. “Quando você está em casa, mantenha os seus gadgets longe”, ele sugere. “Ou pelo menos silenciá-lo ou considerar usar o modo avião.

“Burnout é uma ameaça real, e não se dar tempo suficiente para recarregar as baterias pode fazer isso acontecer mais rápido e pior”, diz Filev. “Se você descansar e passar tempo com as pessoas que você gosta, você vai encontrar benefícios e vantagens para ir ao trabalho.”

5. Durma o suficiente

Estudos têm demonstrado que a privação de sono pode levar a disfunção cognitiva similar à de intoxicação alcoólica. Ele também nos torna mais reativos a pequenas perturbações.

Pesquisadores do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional em Helsinki descobriram que a quantidade ideal de sono para a energia e bem-estar é de sete a oito horas por noite, de acordo com o estudo publicado na revista médica Sleep.

É fácil deixar o sono cair ainda mais para baixo da sua lista de prioridades quando você tem muito o que fazer. “O que você não percebe, no entanto, é que o cérebro está fazendo um monte de trabalho importante quando dormimos”, diz Bono.

“O sono aumenta a atividade no lobo frontal, que aguça a nossa acuidade mental e nos ajuda a permanecer na tarefa para metas do dia seguinte”, explica ele. “O sono também nos ajuda a regular nossas emoções e manter um clima positivo durante todo o dia.”


(Fonte: Fast Company)