quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Ter um negócio próprio é ser responsável pelo seu destino


Quantas pessoas não colocam a responsabilidade de suas vidas e de seus negócios totalmente na mão de outras pessoas? Como se abdicassem da própria responsabilidade? Ter um negócio próprio é ser inteiramente responsável pelo seu destino e do negócio também. Assuma o Próprio Destino!

Certa vez ouvi uma frase que dizia “quando você traz um problema, você faz parte dele”. Esta frase tem por objetivo fomentar nas pessoas a busca pela solução e não simplesmente apontar os problemas. Problemas, dificuldades e desculpas pelo fracasso são facilmente formuladas; ora a razão pelo insucesso foi o mercado no qual se estava inserido, ora a concorrência, ora o sócio ou a equipe, e nunca do próprio dono. Quando se empreende e inicia-se um pequeno negócio somos inteiramente responsáveis pelo rumo que iremos dar a ele.

Mesmo que se delegue diversas funções aos funcionários, lembre-se sempre de que o resultado será de inteira responsabilidade do empreendedor. Caso o lucro não venha no final do mês, não adianta colocar a culpa nos outros, é o empreendedor que deveria ter motivado ou cobrado mais a sua equipe para atingir as metas estabelecidas.

Nos anos que estive a frente do programa Atitude BR – Empreendedorismo PME, tive a oportunidade de entrevistar centenas de empreendedores; em sua maioria, empreendedores de muito sucesso, mas também alguns que não tiveram sucesso no mundo do empreendedorismo. A diferença entre os que fracassaram e depois tiveram sucesso em outros empreendimentos daqueles que fracassaram e nunca mais tentaram está numa simples desculpa: a quem culpar pelo fracasso. Aqueles empreendedores que tiveram êxito em seus próximos negócios assumiram a responsabilidade pelo fracasso e aprenderam com ela; já os que fracassaram e nunca mais tentaram tem uma centena de desculpas: todas elas terceirizadas.

Veja se no seu negócio você não está atribuindo demais as culpas para sua equipe ou para o mercado. É sempre você que está no comando e é você que pode influenciar os resultados.

Empreender é ter a chance de pilotar o próprio avião rumo aonde você bem desejar, sabendo que se você ficar parado ele cai. Então, comece agora a assumir as responsabilidades.


(Fonte: Canal do Empreendedor)