quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Jovens e a inicialização no mercado de trabalho

As constantes e intensas mudanças no atual e competitivo mercado de trabalho exigem que os jovens recém-formados aproveitem as oportunidades do presente para mirar o futuro com mais segurança. É preciso desenvolver agora as competências e as habilidades que serão necessárias posteriormente.

Algumas características presentes nos profissionais em destaque hoje certamente continuarão a fazer a diferença nos próximos anos. Competência técnica, habilidade em comunicação e capacidade de superação deverão estar combinadas com maturidade psicológica, compromisso ético, humildade e interação social.

O equilíbrio mental para coordenar ações, identificar fraquezas e potencialidades e, principalmente, manter o equilíbrio em situações adversas é uma das principais características para o desenvolvimento profissional e também pessoal dos novos formandos.

É essa atitude de controle emocional que dará condições aos profissionais para aumentar ainda mais a capacidade de avaliação e resolução de problemas, ouvir os diferentes agentes envolvidos e exercitar a resiliência. Esta qualidade auxilia no controle da ansiedade, que afeta diretamente a eficácia e a produtividade, e é indispensável para enfrentar as corriqueiras dificuldades. Muitas vezes não é possível acertar nas primeiras tentativas. As oportunidades são criadas e é preciso persistência para aguentar esperas e resultados.

O envolvimento em atividades voluntárias e de responsabilidade social também faz parte do perfil que forjará os profissionais de amanhã. As pessoas que se envolvem em trabalhos sociais desenvolvem um senso maior de participação e são mais colaborativas e compreensivas, outras características essenciais no atual universo empresarial.

Os profissionais do futuro deverão estar aptos a trabalhar e interagir com diversos segmentos da sociedade e não haverá nenhum espaço para preconceitos ou discriminação. O exercício da compreensão será fundamental para o desenvolvimento das equipes de alto desempenho.



(Fonte: Céu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário