quarta-feira, 6 de julho de 2016

Entenda a numeração das tintas de cabelo

Na tabela de cores de cabelo quanto maior o número mais claro a cor, e quanto menor o número mais escura a cor. Por exemplo um 10 é loiro claro, enquanto um 2 é um preto bem escuro.
Então o primeiro número da tinta sempre representa a altura da cor, se é mais clara ou mais escura.


♥ 1- Preto Profundo
♥ 2- Preto Natural
♥ 3- Castanho Escuro
♥ 4- Castanho Médio
♥ 5- Castanho Claro
♥ 6- Loiro Escuro
♥ 7- Loiro Médio
♥ 8- Loiro Claro
♥ 9- Loiro Muito Claro
♥ 10- Loiro Claríssimo

Além desses tons, tem loiros que chegam até o 12, extremamente claros! Mas são bem difíceis de encontrar. Os próximos números na caixinha indicam os reflexos ou nuances da cor.


♥ 0- Natural
♥ 1- Acinzentado
♥ 2- Violeta/Azulado
♥ 3- Dourado
♥ 4- Acobreado
♥ 5- Acaju
♥ 6- Vermelho
♥ 7- Marrom

Por exemplo, um 6.66 é um Loiro escuro avermelhado, com reflexos vermelhos. O 7.43 é um Loiro médio acobreado com reflexos dourados. 4.45 é um castanho médio acobreado com reflexos acaju. Quando os números na caixinha se repetirem, como no caso 7.44, significa que o reflexo é duplamente acobreado, ou seja mais intenso. Quando 3 números se repetirem como 6.66 significa que a cor é muito intensa. Quando o número é .0 quer dizer que a cor é neutra, é natural e não puxa para nenhuma outra cor. Quando tem dois números antes da vírgula/ponto significa que a cor não é pura e que vai dar um efeito diferente dependendo do tom do seu cabelo. Para não ficar na dúvida quanto ao reflexo desejado e seu tom de pele, há uma dica básica que os cabeleireiros sempre utilizam:

Peles muito amareladas devem evitar reflexos dourados e vermelhos.
Marrom/Chocolate fica bom em todos os tons de pele.
Vermelhos ficam melhores para peles claras.
Cobre fica bom para peles mais oliva.
Orientais ficam lindas de acaju.

É aí que entra um pouco de entender o que está acontecendo com seu fio. Por exemplo, você quer que seu cabelo fique Loiro Acinzentado, daí descoloriu o cabelo e ficou amarelo ovo. Como consertar isso? Primeiro precisamos neutralizar o amarelo, fazemos isso usando a tal da roda das cores, as cores opostas se neutralizam:



Então precisaríamos usar um tonalizante violeta.
Mas isso é um conhecimento avançado. Eu recomendo que se o seu cabelo ficou estranho e você não sabe como consertar ou não tenha certeza se vai dar certo, consulte um profissional. Conhecer a numeração das cores também ajuda você a saber o quanto vai ter que descolorir o cabelo para chegar no tom escolhido. Por exemplo, você pode pegar uma tabela de cores, achar o tom que você deseja conseguir com a tinta e depois achar o tom do seu cabelo atual. Vamos supor que seu cabelo atual seja um 6.0 e você queira coloca-lo num 7,7. Para passar de um 6 para um 7 você só precisa abrir um tom do cabelo, isso quer dizer que é fácil e não vai destruir o fio. Muitas vezes você consegue abrir só com a tinta e nem vai precisar descolorir.
Mas vamos supor que seu cabelo seja um 6 e você queira chegar em um 9,43. Você vai ter que abrir 4 tons, e não vai conseguir isso só com a coloração, você vai precisar descolorir o cabelo na hora ou ir clareando gradualmente(recomendo principalmente se seu cabelo não for virgem e estiver com química). Sempre que eu tenho que abrir 3 ou mais tons procuro um cabeleireiro ou vou fazendo gradualmente.

Quando você tem cabelos brancos(ou muito claros) e quer cobri-los e ainda assim ter um reflexo diferente, você precisa fazer o que chamam de “base”. Compre um tubo de cor natural, por exemplo 6.0 e uma com reflexos tipo 6.6, misture metade de cada tubo e aplique.

UPDATE: Tinta não clareia tinta. Se você quer abrir o tom do seu cabelo já tingido, vai ter que descolorir.





(Fonte: http://eaibeleza.com/)