quarta-feira, 13 de julho de 2016

Como minimizar a rotatividade nos salões de beleza

A rotatividade dos cabeleireiros nos estabelecimentos é algo recorrente e que pode gerar grandes transtornos para operação do salão de beleza. Muitas vezes as empresas gastam muito em treinamento de colaboradores e estes não permanecem tempo suficiente para pagar o que foi investido.
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Segundo Chiavenato (1999), o grande diferencial, e a principal vantagem competitiva das empresas, decorre das pessoas que nelas trabalham. Mas o que fazer para minimizar os efeitos dessa rotatividade?

Sabemos que a cada colaborador que vai embora, parte da  identidade da empresa pode se perder também. Por esse motivo, uma boa forma de preservar a identidade da empresa é criar um sistema de manualização de procedimentos e rotinas, que será uma espécie de bíblia de todo novo profissional que for inserido. Pode-se exigir um pouco de tempo e esforço, mas os resultados serão de fato recompensadores.

ELABORANDO O MANUAL DE ROTINAS E PROCEDIMENTOS


“Todo estabelecimento deve ter um Manual de Rotinas e Procedimentos, que é um roteiro descritivo de cada serviço prestado, mostrando o passo a passo e as recomendações sobre as atividades executadas. O manual deve abordar as rotinas de trabalho, como tingimento ou relaxamento de cabelos, depilação, tratamento estético, podologia, etc. É preciso constar também do Manual todos os cuidados com os instrumentos de trabalho como toalhas, pentes, escovas, esterilização de alicates e orientações relativas à higienização do ambiente de trabalho. Sendo assim, na elaboração do manual, recomenda-se enfocar procedimentos quanto a:
• Higienização do Ambiente – pisos e paredes, mobiliário e banheiros. 
• Produtos em Geral – produtos cosméticos, toalhas, alicates, espátulas e outros. 
• Processos de Esterilização – tipos e equipamentos. 
• Serviços – manicure, pedicuro e podólogo; cabeleireiro e barbeiro; depilação e Esteticista". 

(Fonte: Manual COVISA-SP)

Sabemos que nada substitui o treinamento prático, que pode ser feito de forma mais tranquila quando se possui um manual bem detalhado sobre as normas, rotinas e procedimentos de sua empresa. O Sebrae tem sido um grande parceiro dos profissionais de beleza. Veja aqui um exemplo desse manual. O Manual deve ser lido e relido sempre que houver necessidade de ambientar um novo colaborador ou realinhar algo que está saindo fora das normas da empresa.


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