quinta-feira, 21 de julho de 2016

Como limpar secador de cabelo para não danificar os fios: aprenda jeito certo


Muita gente usa o secador de cabelos com frequência, mas se esquece de um detalhe importante: a limpeza do aparelho. "Deixar o secador sujo aumenta o aquecimento e diminui a velocidade do vento, demorando mais para secar", explica o cabeleireiro Gil Prando, embaixador da iCabelos.

Quando limpar o secador?

Segundo ele, o ideal é que a limpeza do secador seja feita a cada 90 dias, mas isso pode variar de acordo com a frequência de uso e também com a época do ano. Como o uso costuma ser maior no inverno, a limpeza também deve ser. "Com o secador limpo e revisado, a secagem fica mais rápida, diminuindo o tempo da fonte de calor no couro cabeludo e nos fios do cabelo", diz.


Cabelo dentro do secador é um problema?

Em alguns secadores é possível ver alguns fios presos dentro do aparelho. Quando isso acontece, é comum sentir um cheiro de queimado ao usá-lo, pois os fios estão sendo queimados e podem até mesmo passar esse cheiro para os cabelos. "Pode ser cabelo que entrou no interior do secador e está em contato com a resistência responsável pelo aquecimento do aparelho, o cabelo é um grande receptor e difusor de aromas, cheiros, odores, por sua camada cuticular que reveste o córtex. E dá para perceber, pois o cheiro de cabelo queimado é bem característico, diferente do cheiro da resistência e de fios elétricos queimando", afirma.


Uma dica rápida para quando sentir este cheiro de queimado no secador é desligar o secador da tomada, verificar a telinha que fica atrás e fazer uma limpeza. Mas o ideal é procurar um técnico, pois pode ser o alerta para uma possível revisão. "Além de retirar esses fios, alguns necessitam a troca do carvão, lubrificação da ventoinha e limpeza interna, além de verificar a integridade da tomada e do fio elétrico", explica.

Caso sinta cheiro de queimado, é importante levar o aparelho a um técnico

Dicas para secar cabelo

Observar as escovas usadas também é uma forma de verificar se o secador está sendo usado da forma correta. "Se as escovas estiverem com as cerdas tortas e com falhas, é porque a distância e o calor estão danificando também o seu cabelo. A distância correta é de 10 cm e temperatura média para uma secagem saudável, sem forçar o motor do secador", finaliza.



(Fonte: Catraca Livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário