sexta-feira, 17 de junho de 2016

Gestão de pessoal: conheça os 6 segredos de uma equipe motivada

Sem motivação o negócio não vai para a frente, pois motor das empresas está no capital humano. É a motivação a chave para uma equipe trabalhar melhor e é papel da gestão de pessoal estimular o time. Com bons métodos e técnicas de administrar pessoas e potencializar habilidades é possível tornar a equipe mais motivada e empenhada no trabalho. Isso só traz benefícios e desenvolvimento para a empresa.

Ficou interessado em saber mais? Venha conosco e descubra seis segredos de uma equipe motivada! 

1 - Estabeleça um bom clima organizacional

O clima na organização é muito importante para manter a equipe engajada. Cultive uma atmosfera de confiança e colaboração, estimulando os funcionários a ajudarem uns aos outros. Não permita fofocas e difamações, esteja muito atento a jogos de exclusão e competição e busque resolver os conflitos que eventualmente surgem de forma calma e conciliatória.

Experimente fazer reuniões da equipe, como cafés e almoços para os funcionários se descontraírem e interagirem uns com os outros. Um clima saudável na empresa vai trazer mais segurança, motivação e bem estar, o que afeta diretamente o desempenho nos negócios.

2 - Valorize cada funcionário em sua individualidade

As individualidades de cada um colaboram para o trabalho e podem ajudar muito no desempenho da equipe. Um pode ser muito bom com a organização, outro ser excelente em vendas, outro ainda, mesmo tímido, apresenta muita facilidade com a escrita.

Exalte os talentos que cada um tem, valorize as particularidades que são positivas. Isso fortalece a autoestima de seu funcionário e o faz se sentir importante, o que traz mais motivação para o trabalho.


3 - Dê feedbacks aos funcionários

O feedback é muito importante para o funcionário, pois é o momento em que ele recebe um retorno sobre como está sendo seu trabalho. Lembre-se de ser cuidadoso, fazer críticas construtivas, aquelas que você realmente sabe que farão o subordinado crescer. E dê feedbacks positivos quando o empregado acertar ou tiver uma boa postura. Quando ele fizer uma boa tentativa, mas não obtiver sucesso, você pode dar apoio e reconhecimento pela atitude.

4 - Estabeleça metas alcançáveis e cumpra promessas

Um time, para se manter motivado, precisa de objetivos definidos, e estas metas devem ser possíveis de serem atingidas. Isso é muito importante, porque assim a equipe vive em um esquema de cobrança realista. Além disso, é importante prometer recompensas caso os alvos sejam atingidos, pois isso fará os funcionários se empenharem mais.

Cumprir com o combinado é fundamental, pois mostra que é possível confiar nos gestores e que os esforços no trabalho serão retribuídos. Metas inalcançáveis e desconsideração por promessas são erros de gestão que podem abalar muito a disposição da equipe.

5 - Elogie boas atitudes e posturas

Elogie as boas atitudes do funcionário na empresa e também os traços que ele possui que realmente beneficiam o trabalho. Dessa forma, você fortalece a autoestima e a autoconfiança dele, além de aumentar sua motivação. Isso vai ajudar o talento a ser mais proativo, empenhado e a ter mais facilidade em lidar com colegas e clientes.


6 - Faça uma boa gestão de pessoal abrindo espaços de comunicação

A equipe, para se sentir motivada, precisa sentir que pode ser ouvida e que suas opiniões são importantes para o negócio. Ouça reclamações, sugestões e críticas. Se algum funcionário tiver ideias sobre projetos que podem ajudar a melhorar a empresa, como por exemplo, na área de sustentabilidade ou gestão dos documentos, escute, e se for possível e benéfico, coloque as ideias em prática. O empenho e envolvimento dos empregados aumenta muito quando eles sentem que são ouvidos e que a empresa realmente se interessa pelo que pensam.

A gestão de pessoal traz um conjunto de estratégias para administrar melhor o capital humano da empresa e potencializar suas habilidades. A motivação, nesse contexto, é a chave para que um time esteja empenhado, o que é fundamental para o crescimento do negócio. Dar feedbacks, estabelecer um bom clima organizacional, abrir espaço para escutar os funcionários e valorizar as individualidades são algumas medidas simples que podem incentivar seu time e trazer benefícios para a organização.



(Fonte: Reynaldo da Silva Garcia, em Linked-in)