quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O que são Low Poo e No Poo?


  • Qual o problema dos produtos tradicionais?
Grande parte dos condicionadores, máscaras e finalizadores presentes no mercado possuem substâncias derivadas do petróleo como parafina, petrolatum e óleo mineral. Essas substâncias não tratam o cabelo, elas apenas encapam os fios, dando uma falsa impressão de que estão tratados, quando estão apenas maquiados por fora e danificados por dentro. Esses componentes também são insolúveis em água e se acumulam nos fios, o que impede os componentes hidratantes, nutritivos e reconstrutores presentes nos produtos penetrem nos fios do cabelo e de fato o tratem. As únicas substâncias capazes de remover os derivados do petróleo são os surfactantes pesados, presentes em muitos xampus. Esses surfactantes são muito agressivos e retiram em excesso à oleosidade natural do cabelo, deixando-os ressecados. 

  • E o que é o Low Poo?
O Low Poo consiste em abolir da sua rotina de cabelos essas substâncias nocivas citadas no tópico anterior. Para isso, você deve parar de usar produtos com surfactantes pesados e derivados de petróleo. Você passará a usar xampus sem surfactantes pesados e sem derivados de petróleo. Sem esses últimos, os fios não ficarão encapados, de maneira que a hidratação, nutrição e reconstrução irá de fato penetrar nos fios e tratá-los. O sulfato não será mais necessário pois a sua função é de apenas retirar os derivados de petróleo. Sem eles, os surfactantes leves contidos nos xampus sem sulfato serão o suficiente para limpar os seus cabelos.

  • Qual a diferença entre Low Poo e No Poo?
O No Poo consiste em abolir além dos surfactantes pesados e dos derivados de petróleo, também os silicones insolúveis. Sem o uso dos silicones insolúveis, não é mais necessário utilizar nenhum xampu. Todas as substâncias contidas em seus produtos serão solúveis em água e serão removidas facilmente. A higienização do cabelo será feita através do Co Wash, que consiste em lavar os cabelos com um condicionador silicone free. Isso porque esses condicionadores também possuem substâncias limpantes suficientes para limpar os cabelos que estarão sem silicones insolúveis e sem derivados de petróleo.

  • Como iniciar a técnica?
A primeira coisa que você deve fazer é lavar os seus cabelos uma última vez com xampu com sulfato. Isso porque seus cabelos estão com resíduos de derivados de petróleo que só o sulfato poderá remover. Após usar o xampu com sulfato pela última vez, você passará a usar apenas os produtos liberados para a técnica escolhida. Produtos sem sulfato e sem derivados de petróleo no caso do Low Poo e produtos sem sulfato, derivados de petróleo e silicones insolúveis no caso do No Poo.

Por Luiza Vinhosa