quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Aparelhos artificiais! Uma "modinha" bem perigosa!

 

A nova moda que esta pegando entre os jovens pode custar muito caro à saúde bucal. Uma das matérias mais comentadas na mídia essa semana.

 

Começou a virar moda entre os jovens, colocar aparelhos artificiais que são vendidos até mesmo por camelôs. Eles são personalizados e possui várias cores diferentes o que chama atenção para quem realmente precisa utilizar. Tentando deixar um pouco mais agradável a aparência dos aparelhos, os jovens se arriscam a colocá-los sem nem mesmo saber os danos que podem causar.

 

 

Foi feita a denuncia pela mídia, dos "ortodônticos" que faziam o procedimento no maior centro de compras a céu aberto do país, a rua 25 de março. O preço de R$60,00, a facilidade e os vários estilos, foram as razões que mais atraíram os jovens a arriscar a saúde bucal. A aplicação é feita pelo próprio camelô e não por um dentista especializado, o que aumenta ainda mais o grau de risco, tratando-se de um procedimento que pode afetar permanentemente os dentes.

 

Como os riscos até então eram desconhecidos sobre o material e a maneira que é feita a aplicação um jovem que não quis se identificar, resolveu entrar nessa moda e acabou pagando caro. Com o passar do tempo o jovem começou a sentir fortes dores na boca e tudo piorava quando ele fazia suas refeições. O caso estava se agravando quando a mãe do rapaz teve que levá-lo ao pronto socorro. O problema com os aparelhos estão na cola que é utilizada na coloração e a contaminação que elas oferecem, o garoto teve que passar por uma pequena cirurgia para remover três de seus dentes.

Para piorar ainda mais a situação, algumas enzimas liberadas pelo produto condenaram a raiz de um canino e de dois molares, sendo necessário realizar a extração de cada um deles para que o jovem não sentisse mais dores. O garoto foi liberado e vai ter que colocar implantes para voltar a ter um sorriso normal.

O assunto, que foi um dos temas mais comentados dessa semana, alertam a todos que desejam utilizar algo assim, saibam desses danos e o quanto podem ser prejudiciais à medida que a cola fica em contato com os dentes. Pode ser legal a ideia de mudar o visual e as cores que fazem os tão odiados aparelhos ficarem menos "desagradáveis", mas aparelhos não foram feitos para essa razão e o preço a se pagar por tal extravagância é caro demais.

 

 

Curso de Auxiliar em Saúde Bucal. Cursos na Área da Saúde.

 

Fonte: G1